
Obadias
Obadias era um profeta que ministrou em Judá, o reino do sul. Ele é também mensageiro de DEUS para Edom, vizinho inimigo de Judá, situado a sudeste, do outro lado do mar Morto.
A nação de Edom descendia de Esaú, irmão de Jacó. Esaú e Jacó eram gêmeos cuja rivalidade começou no útero quando Jacó, o mais novo, segurou o calcanhar de Esaú ao nascer (Gênesis 25:22-26), representando assim o conflito entre os dois irmãos. A rivalidade entre eles se repetiu na história das duas nações que deles descenderam.
Observação:
“Os meninos se empurravam dentro dela, pelo que disse: "Por que está me acontecendo isso? " Foi então consultar o Senhor. Disse-lhe o Senhor: "Duas nações estão em seu ventre, já desde as suas entranhas dois povos se separarão; um deles será mais forte que o outro, mas o mais velho servirá ao mais novo". Ao chegar a época de dar à luz, confirmou-se que havia gêmeos em seu ventre. O primeiro a sair era ruivo, e todo o seu corpo era como um manto de pêlos; por isso lhe deram o nome de Esaú. Depois saiu seu irmão, com a mão agarrada no calcanhar de Esaú; pelo que lhe deram o nome de Jacó. Tinha Isaque sessenta anos de idade quando Rebeca os deu à luz.” Gênesis 25:22-26
Obadias proclamou o juízo de DEUS sobre Edom pelas injustiças feitas a Judá, além das bençãos de DEUS sobre o seu povo no futuro.
Em certa época, no século VI ou V a. C., o reino de Edom foi conquistado, provavelmente por tribos árabes.
Os edomitas sobreviventes transferiram-se para o Neguebe (ao sul de Judá).
Durante o período intertestamentário, eles ficaram sob o domínio dos judeus e, depois, sob o domínio romano.
A profecia parece ser anunciada aos que vivenciaram ou observaram a conquista de Jerusalém por um exército estrangeiro que conspirou com os edomitas. O livro contém um oráculo profético contra Edom e uma mensagem de esperança para o povo de DEUS.
O tema principal deste livro é o da reciprocidade.
DEUS castigou Edom fazendo com ele o mesmo que esta nação fez com Judá.
Edom representa todos os que se opõem ao SENHOR, o pronunciamento de juízo de Obadias contra Edom adverte sobre a destruição de todos os que se opõem a DEUS e ao seu povo.
Outro tema está relacionado a promessa de DEUS sobre a libertação de Israel.
Ambos os temas encontram cumprimento em CRISTO, que sofreu juízo de DEUS a favor de seu povo.
CRISTO voltará como o último juiz para julgar cada pessoa e nação e estabelecer seu reino eterno na consumação do século.
Referência
A Bíblia da Mulher (Sociedade Bíblica do Brasil), Almeida Revista e Atualizada, segunda edição, 1988, 1993.