
Jonas
O livro de Jonas se passa inicialmente em Israel, em Gate-Hefer, cidade onde o profeta morava. Quando Jonas fugiu da missão que DEUS lhe dera para realizar em Nínive, ele foi para Jope, uma cidade portuária na costa do mar Mediterrâneo, para embarcar em um navio seguindo para Társis, em direção contrária.
Depois do seu grande encontro com o “grande peixe”, Jonas retornou à terra. Os dois últimos capítulos do livro se passam na Assíria (atual Iraque) depois que o profeta viajou obedientemente para Nínive.
O livro de Jonas ensina que somente o arrependimento verdadeiro pode trazer a salvação; também demonstra a compaixão de DEUS para com todos. DEUS quer que todas as pessoas se arrependam verdadeiramente e recebam a salvação.
DEUS através de Jonas deu uma mensagem de esperança para os malvados assírios e uma mensagem de restauração para cristãos que se rebelam.
Levar esta mensagem aos inimigos foi o maior desafio de Jonas.
Temas deste livro:
i. A salvação vem apenas do SENHOR.
O livro de Jonas ensina que a salvação não é por obras, mas pela graça através da fé. (Jonas 2:8-9)
ii. O DEUS dos hebreus sempre demonstrou preocupação pelo mundo inteiro.
Jonas explicou que Javé oferece salvação até mesmo àquelas pessoas que preferiríamos odiar (Jonas 4:9-11)
iii. DEUS é um DEUS de começo
O profeta ao ser infiel experimentou o perdão de DEUS e lhe foi oferecido outra oportunidade para obedecer (Jonas 3:1). Da mesma forma Nínive recebeu a oportunidade de se arrepender.
Referência
A Bíblia da Mulher (Sociedade Bíblica do Brasil), Almeida Revista e Atualizada, segunda edição, 1988, 1993.

